Portões Abertos Base Aérea de Anápolis 2014

No inicio de setembro, no final de semana dos dias 13 e 14 de setembro, a Base Aérea de Anápolis (BAAN), realizou mais uma edição dos "Portões Abertos", que contou com a presença de várias aeronaves da Força Aérea Brasileira, devido à realização do exercício militar BVR II e SABRE III, e assim permitiu que a população visitasse e conhecesse as aeronaves e a estrutura da base.

O primeiro evento após a aposentadoria dos Dassault Mirage F2000, contou com a presença de todos os caças que defendem as cores nacionais: Northrop F-5EM, AMX A1-A/M e o brasileiro Embraer A29B "Super Tucano". Durante o final de semana, todos eles fizeram várias passagens e encantaram o público presente.

Outras atrações da BAAN 2014 foi a presença do helicóptero H-60L BlackHawk que pertence ao Esquadrão Hárpia de Manaus-AM, além do patrulheiro P-3AM Orion baseado em Salvador-BA. Para o lançamento de paraquedistas, foi utilizada a aeronave Casa C-105 Amazonas e em exposição para visitação o KC130 Hércules. 

Como em 2013, a Esquadrilha da Fumaça não se apresentou, mas enviou dois de seus aviões Embraer A29A Super Tucano para exposição na Base Aérea de Anápolis. Também esteve presente o Gates R-35A Learjet do Esquadrão Carcará, sediado em Recife-PE, que é empregado em missões de reconhecimento fotográfico. 

A principal novidade na exposição estática deste ano foi Veiculo Aéreo Não-Tripulado (VANT) RQ-450 do Esquadrão Horus de Santa Maria-RS. Esta aeronave trabalha em conjunto com outras aeronaves de reconhecimento como os Embraer E99/E99, e o já citado Gates R35A/AM.

Sede dos Guardiões, a Base Aérea de Anápolis não pode deixar de mostrar suas principais aeronaves de reconhecimento e vigilância do espaço aéreo brasileiro. Empregando cinco aeronaves Embraer E99 e três Embraer R99, o Esquadrão Guardião é utilizado para missões de busca e salvamento (SAR), monitoramento (SIVAN) e Alarme Aéreo Antecipado.

Também sediado na Base Aérea de Anápolis, o Cessna C-98A realizou diversos voos panorâmicos sobre a cidade de Anápolis e a Base Aérea. Para concorrer ao voo, cada pessoa teve que doar 1kg de alimento não perecível. Outra aeronave utilizada também nos voos locais, é o Embraer C-98BM que normalmente é utilizado para transporte e lançamento de paraquedistas. Para finalizar as aeronaves militares, duas aeronaves Embraer T-27 Tucano estiveram presente em solo goiano. Lembramos que em 2013, este tipo de avião completou 30 anos de serviço à Força Aérea Brasileira. 

Além das aeronaves militares, a Esquadrilha Céu do Rio de Janeiro-RJ com suas aeronaves Van's Aircraft RV7 e a Esquadrilha Extreme BR de Campinas-SP com seus North American T6 e o incrível Extra 300, estiveram presente, onde levaram o público ao delírio.

Durante todo o final de semana, a Força Aérea Brasileira estima que mais de 60 mil pessoas passaram pelos "Portões Abertos" da Base Aérea de Anápolis em 2014. Todas estas pessoas, encontraram uma estrutura adequada para situações, onde haviam várias opções de alimentação, lazer, além de empresas divulgando produtos.

Confira algumas fotos dos "Portões Abertos 2014" da Base Aérea de Anápolis. Para ver estas e outras fotos, acessem AQUI o Flickr Oficial do GYN Online.





























Nenhum comentário: