Portões Abertos Base Aérea de Anápolis 2015

A Base Aérea de Anápolis-GO, a 60 km da capital, realizou no final de semana dos dias 05 e 06 de Setembro, a 40ª edição dos Portões Abertos na unidade. De acordo com a FAB, 60 mil pessoas passaram pelo evento para conferir as diversas atrações, desde os caças Northrop F5-E/FM até a Esquadrilha da Fumaça.

Neste ano, o evento ocorreu em paralelo ao exercício BVR (Beyond Visual Range), no qual possui objetivo de capacitar as unidades de defesa aérea na doutrina além do alcance visual, em circunstâncias onde os pilotos utilizam mísseis de maior alcance do que os mísseis infravermelhos usuais. 

Para este exercício, foram utilizadas aeronaves de ataque Northrop F5-E/FM e AMX A1-M, de transporte e reabastecimento KC130 Hércules, e aeronaves de reconhecimento Embraer E-99 e R-99, e o Gates Learjet R-35A.

Outra novidade na Base Aérea de Anápolis, foi a presença de uma maquete em tamanho real do Gripen NG, novo vetor da Força Aérea Brasileira, que futuramente vai voar no 1º GDA – Grupo de Defesa Aérea, em substituição aos Mirages F2000 que foram aposentados em dezembro de 2013.

Sede dos Guardiões, os “Portões Abertos” de Anápolis-GO não pôde deixar de mostrar suas principais aeronaves de reconhecimento e vigilância do espaço aéreo brasileiro. Empregando cinco aeronaves Embraer E99 e três Embraer R99, o Esquadrão Guardião é utilizado para missões de busca e salvamento (SAR), monitoramento (SIVAN) e Alarme Aéreo Antecipado.

Depois de três anos sem se apresentar no interior goiano, a Esquadrilha da fumaça levou a emoção ao público presente e fez uma belíssima apresentação com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano. 

Outra atração, foi a demonstração do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de Goiás com o Helicóptero Agusta AW119 Koala, denominado como “Falcão 02”. O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás também esteve presente com o Cessna C210 “Bombeiro 02” e o Agusta AW119 Koala “Bombeiro 01”.

Além das aeronaves militares, algumas aeronaves de instrução de escolas de Anápolis-GO e Goiânia estiveram presentes no evento. Segue abaixo os registros feitos por nossa equipe. Agradecemos a hospitalidade e o apoio da Imagem Produções e da Força Aérea Brasileira.

Confiram os registros abaixo e para ver outras fotos acesse AQUI e AQUI.









































Nenhum comentário: